Não deixe a perda auditiva afastar sua disposição para aproveitar as coisas boas do dia a dia.

Responsável por fatores como o isolamento social e o agravamento de doenças, a diminuição na qualidade de vida é um sério problema enfrentado por homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, tendo como pano de fundo a falta de informação sobre perda auditiva. Mas esse cenário tem os dias contados para quem busca uma saída que permita aproveitar cada momento da vida de braços abertos para as boas oportunidades.

“Aceitar a situação é o primeiro passo para a adaptação necessária. Um diagnóstico preciso, colocando-se para o paciente e para a família quais serão as opções terapêuticas e esclarecendo que a tecnologia trouxe e continuará trazendo avanços para a recuperação da surdez, desde aparelhos auditivos até os implantes cocleares, permitirá alcançar os melhores resultados na obtenção de qualidade de vida adequada”, avalia o otorrinolaringologista Wilson Ayres.

Das salas de aula à roda de conversa com a família, a audição mostra-se um sentido precioso na interação entre os indivíduos e no compartilhamento de ideias e informações, diariamente. Assim, uma das maneiras mais eficazes de devolver ao deficiente auditivo o mundo sonoro é com o auxílio das próteses auditivas. “Deve haver a conscientização de que elas são similares à utilização de óculos para quem tem deficiência visual”, analisa Ayres.

E não pense que essas soluções são grandes, beges e ruidosas. Justamente para vencer o preconceito em nome da saúde e do bem-estar, o mercado aposta em tecnologias menores, mais modernas e no design diferenciado, que melhoram a compreensão das palavras, a localização dos sons, o desempenho social e como resultado devolvem a autoconfiança necessária para seguir adiante.

Com ouvidos atentos a tudo e com muita energia, é hora de abusar como nunca dos sons da vida: o barulho das ondas, o canto dos pássaros, a gostosa gargalhada das crianças e uma música marcante. Além disso, aproveitar para avançar etapas importantes como concluir os estudos, seguir uma carreira de sucesso, curtir uma festa com os amigos e aproveitar uma viagem.