Os dentes saudáveis fazem um sorriso atraente, mas você sabia que uma boca saudável também pode proteger sua audição?

Embora possa ser difícil entender como uma boa saúde bucal pode prevenir a perda de audição, pense nisso desta forma: bactérias nocivas que se desenvolvem em sua boca como resultado de uma má saúde bucal podem entrar na corrente sanguínea e causar inflamação e estreitamento das artérias e dos vasos sanguíneos - incluindo os essenciais para a saúde de seus ouvidos e cérebro.

Como funciona sua audição

Sua orelha externa, também conhecida como aurícula, recolhe e canaliza o som pelo canal auditivo até o tímpano e depois no ouvido interno, onde os órgãos sensoriais da audição e o equilíbrio estão localizados. Uma vez lá, a vibração do som estimula um conjunto de células ciliadas que traduz o som em impulsos elétricos e os transmite ao cérebro para interpretação através do nervo auditivo.

Estas células ciliadas podem ser danificadas por uma variedade de fatores, incluindo exposição excessiva ao ruído, medicamentos que causam perda auditiva e circulação fraca para os pequenos vasos sanguíneos na orelha interna. Uma vez que estes estão danificados, eles não podem ser regenerados e você desenvolve perda auditiva. Embora isso ocorra naturalmente à medida que envelhecemos, fatores como a falta de saúde bucal e dental podem acelerar o processo.

A conexão entre saúde bucal e perda de audição

A boa audição da saúde depende de um rico suprimento de sangue na cóclea. Porque a circulação de sangue é tão importante, a boa saúde do coração está ligada à boa audição. De acordo com uma publicação da Harvard Medical School, uma ligação direta entre doença cardíaca e saúde bucal tem sido difícil de estabelecer, mas os pesquisadores reconhecem que uma má saúde bucal pode levar à má circulação. Infecções dentárias e doença periodontal podem levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Bactérias da boca podem resultar em inflamação geral do corpo que pode impedir o fluxo sanguíneo e formar coágulos.

A boa notícia é que a saúde bucal adequada pode ser facilmente alcançada ao estabelecer esses hábitos:

Veja o seu dentista a cada 6 meses para um check-up e limpeza profissional dos dentes. Escove seus dentes o suficiente: pelo menos duas vezes por dia durante 2 minutos cada vez. Selecione uma escova de dentes que seja pequena o suficiente para encaixar nas fendas distantes da boca e em torno das superfícies traseiras dos dentes. Use fios dentais e não compartilhe uma escova de dentes com ninguém, mesmo se for um familiar! Depois de escovar, enxágue sua escova e mantenha-a descoberta para secar ao ar. Mude sua escova a cada 3-4 meses.

A relação entre Saúde bucal e a perda auditiva é mais um exemplo de como tantas facetas da nossa saúde estão interligadas. O bem-estar global irá ajudá-lo a viver mais tempo e tornar esses anos extras cheios de vitalidade.

Se você suspeita que tenha perda auditiva, procure um especialista nas unidades da Audifone. A perda auditiva atualmente vem sendo atendida com opções de tratamento muito eficazes.

 

Fonte:

Harvard Medical School